Grupo de Cantares, Danças e Arte de Bem Falar do Montemuro (Mezio)
Mezio é uma aldeia e antiga freguesia situada no norte do Município de Castro Daire, fazendo fronteira com os município de Lamego e de Tarouca. É uma terra montemurana por excelência, onde a paisagem agreste é dominada pelas grandes fragas de granito da serrania e por campos pontilhados na paisagem, terras de cultivo e também de pastagem, nomeadamente para o gado ovino e bovino.
A aldeia do Mezio fica situada junto à estrada nacional N2, sendo nacionalmente conhecida pelo dinamismo da sua Associação Etnográfica e Social do Montemuro que surgiu em 1978/79 e foi constituída formalmente em 1981, através da iniciativa de uma habitante excepcional e incansável, a D. Dolores de Jesus. Na sequência de uma fase de levantamento do património cultural com o envolvimento da população local, a associação lançou um projeto integrado de desenvolvimento e de valorização das tradições locais que reúne um museu etnográfico, uma cooperativa de artesanato, um restaurante típico, um serviço de apoio domiciliário e um rancho folclórico, o Grupo de Cantares, Danças e Arte de Bem Falar do Montemuro – Mezio, o qual foi fundado em 2006, precisamente aquando das comemorações dos vinte e cinco anos da associação.
O Grupo de Cantares, Danças e Arte de Bem Falar do Montemuro – Mezio tem efetuado atuações em diversas zonas do território nacional, incluindo danças, cantares, trajes e poemas das terras montemuranas, tendo começado em 2010 a organizar o seu festival anual de folclore. De entre as modas mais emblemáticas do grupo, contam-se “Por a serra abaixo”, “A farrapeira”, “Troc’ó par” e “Mas num era assim” e “Moda da carochinha”.